Voltar

​Conheça dicas para cuidar do motor do seu carro.


​Conheça dicas para cuidar do motor do seu carro.
 
Conheça dicas para cuidar do motor do seu carro
Você tem cuidado bem da principal parte do seu carro?


veja também:
Produção de veículos no Brasil sobe 40% em abril.


O motor é o coração do veículo e necessita de manutenção periódica pelo menos uma vez a cada 10.000 km. Os cuidados mais frequentes são a troca de óleo e dos filtros (ar, óleo e combustível). Mas há outros itens que também precisam de manutenção preventiva, como correia dentada, cabos e velas de ignição e fluido de arrefecimento.
A troca dessas peças pode ser feita em casa mesmo, mas é preciso chamar atenção para alguns detalhes, como o descarte de óleo e fluido de arrefecimento, que não pode ser jogado na rede de esgoto. A correia dentada normalmente, requer um conhecimento mais apurado do funcionamento do motor, pois se instalada de forma errada, pode afetar o ponto de ignição do motor e provocar falhas de funcionamento.
Na pior das hipóteses, pode ocasionar o “atropelamento” das válvulas, com danos gigantescos em diversas peças do cabeçote.
A dúvida que pode surgir é: e quando a manutenção está em dia o motor começa a falhar ou apresentar consumo elevado o que posso fazer? O primeiro procedimento a ser feito e verificar o combustível, pois a qualidade é fundamental para o bom funcionamento do motor. Combustível de má qualidade afeta diretamente o óleo lubrificante, as velas de ignição e os bicos injetores. Para evitar problemas, recomenda-se abastecer sempre
 no mesmo posto, em horário comercial e pedir a nota fiscal.
Aqui vão algumas dicas para manter a saúde do seu motor sempre em dia.

Limpeza dos bicos injetores 

A falha no motor em algumas vezes pode ser a sujeira no bico injetor. 

Em alguns casos, o veículo apresenta dificuldade de partida ou consumo elevado de combustível. As válvulas não entopem, mas possuem filtros internos que devem ser substituídos.

​Conheça dicas para cuidar do motor do seu carro.

Óleo do motor

Sempre utilize o óleo especificado no manual do proprietário.
Independente da
 quilometragem do seu veículo, e faça as trocas no prazo indicado. Jamais complete o nível. Se ocorrer vazamento, corrija e troque o óleo assim que possível. O filtro por onde passa o óleo também é importante, então o troque também, pois isso evita contaminação do lubrificante novo por impurezas do filtro velho.

Mangueiras


As mangueiras presentes no motor envelhecem com o tempo e devem ser checadas e trocadas preventivamente, assim comoas mangueiras de combustível e o radiador. A vida útil é de cinco anos (iguais aos pneus) e após esse período podem
ressecar e criar fissuras.

Velas


A vida útil de uma vela é determinada pelas montadoras. Nos manuais do proprietário, o usuário pode verificar a recomendação de troca das peças de acordo com os testes.
O recomendável é que essas velas sejam inspecionadas a cada 10.000 km ou anualmente.

​Conheça dicas para cuidar do motor do seu carro.

Filtros


Uma vez por ano, pelo menos devem ser trocados os filtros de ar, óleo, combustível e ar condicionado.

Correia dentada


A correia dentada deve ser substituída conforme a indicação do fabricante do veículo, no manual do proprietário. O desgaste acontece nos rolamentos auxiliares e esticadores. Além disso, paraevitar que a nova correia sofra desgaste diferente da anterior por vícios dos componentes que trabalhavam em conjunto com o antigo, é altamente recomendado a substituição de todas as peças do conjunto.

​Conheça dicas para cuidar do motor do seu carro.

Radiador

 
É muito importante assegurar que a água esteja com a proporção correta de aditivo, que deve ser a especificada pela fabricante do veículo. Periodicamente, deve ser dada atenção à manutenção do sistema de arrefecimento completo, observando a  temperatura de trabalho do motor. Caso o motor esteja operando acima ou abaixo da temperatura ideal de funcionamento e iniciável a revisão e manutenção.

Com essas dicas o coração do seu carro terá a saúde em dia, e você se manterá bem
longe de problemas e gastos com oficina.